Neste glossário apresentamos todos os termos técnicos que utilizamos em nossos produtos. Caso surjam dúvidas por favor nos contate no email: info@fibrativa.com.br

Acácia
Polissacarídeos de cadeia longa – Fibra dietética, alimento específico para as BIFIDOBACTÉRIAS e as bactérias “do bem”, hospedadas nos nossos intestinos, traz importantes benefícios em casos de SOBRECARGAS METABOLICAS.

Ácido glutâmico
Aminoácido essencial é um importante neurotransmissor. Ele é regulador das atividades das células cerebrais, das funções cognitivas (memória, concentração, capacidade de aprendizagem).

Aminoácidos de cadeia ramificada BCAA
BCAA (Branch Chain Amino Acids) que traduzindo para o português quer dizer Aminoácidos de Cadeia Ramificada, são aminoácidos essenciais (o organismo não os produz, são fornecidos pela alimentação). Eles são constituídos de 3 aminoácidos: valina, isoleucina e leucina.
O BCAA possui um papel muito importante na recuperação de lesões musculares ou onde existe um desgaste energético muscular, ou seja, uma perda da massa muscular como acontece durante a maioria das dietas.
O BCAA também estimula a produção de insulina, com sua elevação propícia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, muito interessante em caso de obesidade e diabete tipo II.

BIFIDOBACTÉRIAS
São as bactérias “do bem”, hospedadas nos nossos intestinos. Elas são fatores equilibrantes e reguladores do ecossistema intestinal, meio muito exigente para a sua própria manutenção. Em contrapartida ele transformam e sintetizam uma grande variedade de elementos essenciais ao funcionamento do organismo.

Cacau
O cacau é uma fonte rica de polifenóis, flavonoides. Estes compostos têm influência no processo inflamatório, sendo esta ação demonstrada por numerosos estudos. Estes indicam que os flavonóides têm a capacidade de modificar a produção de citocinas pró-inflamatórias. Estes compostos parecem possuir uma marcada ação anti-inflamatória e anti-ateromatosa. Os componentes do cacau exercem efeitos benéficos sobre a pressão arterial, resistência à insulina, danos vasculares e estresse oxidativo.
Na sua composição encontramos também o triptofano, verdadeiro precursor do BEM ESTAR!

Cúrcuma Longo
É uma especiaria utilizada há milênios na preparação do curry. Ela apresenta potentes ações antioxidante, anti-inflamatória (pela inibição de citocinas proinflamatórias) e anti-cancerígena, graças aos seus princípios ativos chamados curcuminóides. (SHOBA E AL. 1998)

Inulina
Frutooligossacarídeos de cadeia curta – Fibra dietética, alimento específico para as BIFIDOBACTÉRIAS e as bactérias “do bem”, hospedadas nos nossos intestinos, traz importantes benefícios em casos de SOBRECARGAS METABOLICAS.

Linhaça Dourada
Fibras insolúveis – Fibra dietética, alimento específico para as BIFIDOBACTÉRIAS e as bactérias “do bem”, hospedadas nos nossos intestinos, traz importantes benefícios em casos de SOBRECARGAS METABOLICAS.

Plantas Gabaérgicas
Regula sistema nervoso autônomo SNA é responsável por regulações nervosas automáticas. As suas ações reguladoras operam através de duas ações antagônicas chamadas “simpática” (o acelerador) e “parassimpática” (o freio). Exemplo: Passiflora, Melissa, Mulungu…

Omega 3
É um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial, uma vez que é essencial para a manutenção e promoção da saúde.
O corpo humano não é capaz de produzir ômega 3, tendo que obtê-lo através da alimentação.
Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do ômega 3 para o coração e todo sistema circulatório. Os quais incluem:
• Atividade anti-inflamatória;
• Atividade antitrombos (entupimento dos vasos sanguíneos);
• Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e
• Redução da pressão arterial.
Os benefícios do ômega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:
• Diabetes;
• Acidente vascular cerebral (derrame);
• Artrite reumatóide;
• Asma;
• Síndromes inflamatórias intestinais (colites);
• Alguns tipos de câncer;
• Declínio mental.
Alguns estudos também indicam que o ômega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.

Resveratrol
É um antioxidante que se encontra em várias plantas, sendo a pele das uvas. O vinho tinto é particularmente rico neste polifenol.
O Resveratrol tem mostrado reduzir a produção de várias citocinas angiogênicas (enzimas com efeito inflamatório dos vasos sanguíneos), incluindo VEGF e interleucina-8 (IL-8). Um estudo, que demonstrou o efeito anti-angiogênico dos polifenóis do vinho tinto, também realçou os efeitos ateroprotetores dos mesmos e sugeriu que um dos mecanismos pode ser a inibição do crescimento de placas de ateroma pela diminuição da síntese de VEGF.
Além do seu efeito cardioprotetor, o Resveratrol exibe propriedades anticâncer, impedindo a proliferação de células cancerígenas.
Referências:
1. The Merck Index. 13ª edição, 2001. Pág. 8240
2. Journal of Physiology and Pharmacology 2005, 56, suppl 1, 51.69
3. Yeung et al, Modulation of kB-dependent transcription and cell survival by the SIRT1 deacetylase, The EMBO J. 2004; 23:2364-2380
4. Proc. Natl. Acad. Sci. USA. Vol 94, pp.14138 – 14143, december 1997. Resveratrol, a polyphenolic compound found in grapes an wine, is an agonist for the estrogen receptor.

Rutina
A Rutina é um bioflavonóide, também conhecido como vitamina P. A sua ação é de antifragilidade capilar.
Além de melhorar a circulação nos pequenos vasos sanguíneos, ela tem ações:
Antiinflamatória, antiedematoso (previne a formação de edema), antivaricoso, anticelulítico, e mesmo antiolheiras.